Os 3 Equipamentos Que Você Precisa Para Começar a Produzir Música Eletrônica

Clique no botão de play para assistir a vídeo aula:

 

Qual o equipamento necessário para começar a produzir música eletrônica ?

Eu posso começar a produzir música eletrônica mesmo sem gastar dinheiro com nenhum equipamento ?

Essas são as 2 maiores dúvidas das pessoas que desejam fazer um curso para aprender a produzir música eletrônica

E a maior objeção é que é necessário comprar vários equipamentos para produzir música eletrônica, como controladoras, teclados mid, monitores de áudio e dentre outros.

Bem, realmente esses equipamentos para produzir música eletrônica podem te ajudar mais rapidamente ou te ajudar no processo criativo, se você souber utilizá-los, mas acredite, nada disso é realmente necessário.

Inicialmente, se você não souber utilizar alguma controladora para produção de música eletrônica ou não tiver capital suficiente para investir em uma, não é por isso que você tem que adiar o estudo de produção musical.

Na verdade, para você começar a produzir música eletrônica você so precisa basicamente de 3 equipamentos, que eu vou listar a seguir.

Mas, antes de eu te falar com mais detalhes sobre esses equipamentos, se você realmente quiser aprender a produzir música eletrônica, recomendo você conhecer o nosso curso online de produção QuickProducer clicando aqui. 


Equipamento 1 - Computador


equipamentos para produzir música eletronica

Provavelmente você já possui um computador desktop ou notebook que sirva para produzir música eletrônica.

As configurações mínimas que eu recomendo que o computador que for ser utilizado para produção musical são as seguintes:

  • Processador Core 2 Duo,
  • 4 GigaBytes de memória Ram
  • HD de 300 GigaBytes.

Mas isso não significa que se você possuir um computador com uma configuração mais simples do que essa não possa começar a produzir as suas músicas !

Apenas, provavelmente, você terá que utilizar algumas técnicas e realizar algumas configurações no software de produção para que você não tenha muitos problemas com lentidão e travamento.

 


Equipamento 2 - Software de Produção Musical


equipamentos para produzir música eletrônica 2

Eu já testei os principais softwares de produção musical que são o FL Studio, Logic Pro e Ableton Live e o que eu mais recomendo é o Ableton Live, que inclusive é software que eu utilizo no curso de produção de música eletrônica QuickProducer, pois considero o mais simples  e mais prático.

Há uma grande discussão entre qual é o melhor software para produção de música eletrônica, mas no final das contas o melhor é o software que você se adaptar bem, cada um tem as suas vantagens e desvantagens.

Todos os softwares de produção são pagos, porém, a própria fabricante do Ableton Live por exemplo, disponibiliza a opção de você fazer o download de uma versão de demonstração com 30 dias liberados para uso gratuito.

Inclusive se você quiser acessar a página de download do Ableton Live de demonstração é só clicar aqui.


Equipamento 3 - Fones de Ouvido

equipamentos para produzir música eletrônica 3

O fone de ouvido não precisa ser aquele mais top do mercado e desenvolvido especialmente para produção de música eletrônica.

Pode ser o mais simples e inclusive pode ser até mesmo o fone que você utiliza para tocar como DJ !

O fone de ouvido ainda pode ser substituído por qualquer caixa de som, mesmo as mais simples do mercado também.

Claro que utilizando um fone ou caixa de som simples você não vai ter uma noção perfeita de como a sua música vai soar de verdade, mas ao menos você vai ter uma noção de como a sua música está ficando, que é o mais importante !

Na verdade, mesmo que você compre fones de ouvidos ou monitores de referencia ( caixas de som especiais para produção musical ) tops do mercado, você não vai conseguir ter uma noção fiel de como a sua música realmente está soando, fora o equipamento também tem a questão do tratamento acústico da sala onde a música está sendo produzida.

Um tratamento acústico para um Home Studio pode custar mais de R$ 5.000,00 para se ter uma noção.

Mas calma ! não se assuste com esses valores.

Como eu já mencionei várias vezes, isso tudo é luxo ! O importante é que você produza e tenha noção de como a sua música está ficando e para isso é necessário apenas os 3 itens que eu citei nesse artigo.

Você não precisa possuir todo o equipamento top de linha e uma sala com tratamento acústico para fazer com que a sua música atinja uma qualidade superior.

Você pode simplesmente fazer a programação da sua música no Ableton Live ou qualquer outro software de produção e envia-lá para um engenheiro de som ou uma empresa especializada em mixagem e masterização para finaliza-la.

Isso não é algo super caro, com mais ou menos R$ 100,00 você consegue contratar uma empresa top para fazer a masterização de uma das suas músicas.

Por isso comece a estudar e a produzir suas próprias músicas hoje, independente dos equipamentos que você tiver a disposição.

E para aprender a produzir música eletrônica, eu te recomendo o nosso curso online QuickProducer

Não deixei a produção musical para depois pois ela pode fazer toda a diferença na sua carreira como DJ

Espero que esse artigo tenha te ajudado ! = ]

Um grande abraço,

Rafael Castro – Fundador da EMEB e professor do curso de produção de música eletrônica QuickProducer

10 Comentários


  1. ola rafael adorei suas dicas,cara gostaria muito se voce me indicaçe um lugar bom pra mim masterizar minhas musicas,moro na zona sul valeu abraço.

    Responder

  2. Tentei acessar o mini curso online e: oops!
    Desculpe, mas você está procurando por algo que não está aqui, voltar para Homepage

    Responder

  3. Opa meu caro, no seu programa de produção, o serial do Ablenton Live é incluído? Só esta questão para poder adquirir. Valheu!

    Responder

    1. Igor Machado,

      Não está incluso o serial do Ableton Live, porém, se você não tiver condição de adquirir o software no momento você pode fazer o download de uma versão gratuita por 30 dias no própria site do fabricante no seguinte link: https://www.ableton.com/en/trial/

      Responder

  4. Cara, muito bom artigo!
    Interessante os pontos que você citou porque eu mesmo quando pensei em entrar no mundo da produção musical já fui logo pensando em “Teclados MIDI”, “Placas de Som”, “Caixas ferradas”! Etc etc…
    Felizmente depois de um tempo comecei a ver que realmente nada disso é preciso para iniciar 😀
    Hehehe
    Boas dicas!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *