Como Funciona a Carreira de DJ e Produtor de Música Eletrônica

A Realidade da Carreira de DJ

Muitas pessoas pensam que ser DJ é estar sempre no palco e bonito no flyer, mas existem uma série de coisas que você precisa fazer antes para conseguir uma carreira de sucesso na música eletrônica, necessita de muito estudo, preparo de músicas e demanda tempo.

Se você decidiu se tornar um DJ e/ou Produtor de música eletrônica não fique achando que vai conseguir alcançar o sucesso rapidamente pois o começo é quase sempre difícil e a jornada ao sucesso é longa, mas possível com dedicação e tempo.

A carreira de DJ está crescendo e sendo cada vez mais valorizada tanto no Brasil quanto no exterior, principalmente no segmento de produção de música eletrônica que engloba uma área gigantesca onde se pode criar músicas para diversas áreas e fins como jogos, softwares, aplicativos e muito mais.

Se você planejar a sua carreira de DJ desde o início, pode estar vivendo da música eletrônica em apenas cinco anos, isso pode acontecer em até menos tempo, depende do tamanho do seu esforço e da sua força de vontade.

Inclusive, se você quer planejar um carreira de sucesso para conseguir viver da música eletrônica, recomendo que você faça o Curso Online de Marketing para DJs da EMEB.

Tempo de Dedicação Para a Carreira de DJ

O tempo de dedicação é bem variável, de acordo com a sua disponibilidade e prioridades, obviamente, se você se dedicar seis horas por dia para estudar, com certeza você aprenderá e alcançará o sucesso muito mais rápido que alguém que estuda somente uma vez por semana durante uma hora.

Ganhar Dinheiro Com Música Eletrônica no Brasil 

Isso é uma coisa cultural ruim que infelizmente temos no nosso país.

Mas antes de você fazer essa pergunta, você deve olhar para si e mesmo e perguntar, quantas músicas eu já comprei hoje? E quantas músicas eu baixei pirateada ?

Então se você já baixou várias musicas pirateadas e não comprou nenhuma musica, saiba que esses é um dos motivos pelo qual o profissional que trabalha nesse ramo acaba não tendo o retorno financeiro que merece, pois as pessoas acabam não incentivando o seu trabalho.

Outra questão é que no Brasil ainda temos uma cultura fraca em relação à arte, por isso até recomendo prestar mais atenção nas artes que temos em nosso pais, pois às vezes valorizamos apenas o exterior e esquecemos a nossa arte.

Pense em quantas vezes você foi ao teatro esse ano, quantas vezes você foi ao cinema ver um filme nacional. Muitas vezes as pessoas acabam não ajudando o mercado de artes nacional e por isso essa é uma área que ainda tem muito a crescer e a se valorizar.

Como Funciona o Lançamento de Músicas

Muita gente tem o sonho de lançar uma música e bombar, mas não é tão simples assim. Tem artistas que demoram muitos anos para conseguir, isso depende muito da sua percepção de mercado e da qualidade das suas produções.

É muito improvável que a sua primeira música seja um sucesso, pois você precisa aprimorar a sua técnica aos poucos. Por exemplo, se você pegar uma folha de papel e começar a desenhar, com certeza o seu decimo desenho será muito melhor que o primeiro, pois nele você já não comete os mesmo erros que cometeu no primeiro e assim também funciona com a produção de música eletrônica.

Por isso, não se fruste se você lançar a sua primeira música e nada mudar na sua vida, o ideal é que você lance outras musicas, cada vez com mais qualidade para expandir o seu nome e conseguir chegar aos grandes selos de música eletrônica.

Como Funciona uma Agência de DJs 

Muitas pessoas pensam que entrando para uma agência de DJs conseguirá vários eventos para tocar e que assim a sua carreira vai alavancar, mas pelo contrário, você pode até acabar gerando mais concorrência para você mesmo, pois na agencia existem outros artistas que estão lá a mais tempo e podem ser melhores que você, sendo assim, antes você tinha a concorrência externa, agora você tem uma concorrência interna e externa.

Então se você pretende entrar para uma agência, você precisa ter uma reputação no mercado, já estar “tocando”, para que quando você entre na agência, você seja fácil de ser vendido como artista, assim você mata a concorrência interna da agência.

Como se Manter Motivado 

É normal acontecer de você ficar parado algum tempo sem tocar, nesse momento bate o desânimo, mas é nessa hora que você tem que estar disposto a continuar, pois todo mundo que é seu concorrente vai desistir e você vai continuar e assim você vai ganhar cada vez mais o seu espaço.

Uma coisa que combate o desanimo é o estudo, quando estiver sem shows e festas para tocar, estude mixagens, procure cursos para fazer, estude teatro para fazer novas performances no palco, procure se manter motivado e agregando sempre valor a sua performance.

É esse o momento que vai dividir quem vai desistir de quem vai alcançar o sucesso. Isso vale para qualquer tipo de carreira, não só para a carreira de DJ.

Pode chegar um dia em que você fique em dúvida entre seguir ou parar com a sua carreira de DJ por conta das dificuldades, mas você tem que ser forte e acreditar em você mesmo.

Os DJs que você admira, com certeza, também já passaram por momentos de fraqueza, de desânimo e até pensaram em desistir, mas seguiram em frente e hoje são bem sucedidos.

Você deve seguir sempre o seu sonho e ter a determinação de fazê-lo se concretizar, isso não há dinheiro que pague.

Existem três tipos de pessoas, os pessimistas, os otimistas e as pessoas realistas. Pare de ser pessimistas, pare de ser otimista e seja realista.

Pois sendo realista você vai conseguir traçar os passos da sua carreira e correr atrás dela para que seja concretizada no tempo que você estipular.

Preciso Produzir Minhas Próprias Músicas ? 

Se você quer alcançar sucesso nacionalmente ou até mesmo no exterior, você deve aprender a produzir suas próprias músicas. Hoje em dia ser um DJ sem saber produzir música eletrônica é como se você fosse um analfabeto no mundo da música.

Para aprender a produzir suas próprias músicas, te recomendo o curso online de produção de música eletrônica da EMEB

1 comentário


  1. com 18 anos de idade nesse momento, será q ainda da para ser um DJ de música eletrônica profissional e fazer sucesso???

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *